Tocantins

Piauí e Tocantins alinham estratégias para frear desmatamento com Programa REDD+

As Secretarias de Meio Ambiente do Piauí e do Tocantins se reuniram em Palmas na última segunda-feira (28) para alinhar estratégias voltadas à redução do desmatamento e da degradação florestal. A iniciativa busca fortalecer a preservação ambiental em ambos os estados por meio do Programa Jurisdicional de REDD+.

Durante o encontro, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira, destacou a importância de trocar experiências e desenvolver metodologias conjuntas no combate às mudanças climáticas. “O projeto representa um avanço na luta contra as mudanças climáticas, principalmente pela redução do desmatamento e da degradação florestal,” afirmou.

O REDD+ é um mecanismo financeiro internacional da Convenção Quadro sobre o Clima das Nações Unidas (UNFCCC), que visa transformar práticas de preservação em ativos financeiros através de créditos de carbono. A previsão é que essas ações tragam resultados mais significativos na redução do desmatamento a partir de 2025.

A agenda contou também com a participação da Assessora de Planejamento e Gestão, Rochelle Martins, do Diretor de Licenciamento Ambiental, Daniel Guimarães, do Diretor do Centro de Geotecnologias Ambientais e de Gestão Florestal (CGEO), Felipe Gomes, e do Diretor de Sistemas e Tecnologia da Informação, André Nogueira, reforçando o compromisso de ambos os estados com a preservação dos recursos florestais.

Deixe um comentário