Nesta segunda-feira (4), cerca de 148 mil pescadores artesanais dos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia começam a receber um auxílio financeiro extraordinário de R$ 2.824. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, visa reduzir os impactos causados pela seca histórica que afeta intensamente a região Norte.
Esse auxílio será direcionado a pescadores de 114 municípios em situação de emergência, com estado de calamidade reconhecido oficialmente pelo Governo Federal.
Amazonas é o estado com mais beneficiários
O Amazonas concentra a maior parte dos beneficiários, com aproximadamente 79 mil pescadores de 49 municípios recebendo o auxílio. Nos estados do Acre e Rondônia, o pagamento contemplará pescadores de 22 municípios em cada estado. No Pará, a ajuda será distribuída para trabalhadores de Belém, Muaná (na Ilha de Marajó) e outras 19 localidades.
Critérios para recebimento
Pescadores que estavam registrados no programa do Seguro-Pescador até o último dia 8 de outubro são elegíveis para o benefício. O pagamento de dois salários mínimos será realizado em parcela única pela Caixa Econômica Federal. Os saques poderão ser feitos em contas já existentes ou em contas de poupança social digital, criadas automaticamente e acessíveis pelo aplicativo Caixa Tem.
Deixe um comentário