O açaí, um dos símbolos mais emblemáticos da alimentação no Pará, agora faz parte do cardápio das escolas públicas estaduais. Junto com outras frutas típicas, como o cupuaçu, ele passou a ser oferecido na merenda escolar a partir deste semestre, reforçando a conexão entre nutrição, cultura e educação. O Pará é o maior produtor de açaí do Brasil, respondendo por mais de 93% da produção nacional, o que faz da fruta um elemento central da identidade e da economia local.
A inclusão de alimentos regionais na alimentação escolar vai além dos aspectos nutricionais, como explica a nutricionista Dyanara Oliveira, vice-presidenta da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). “Oferecer uma alimentação adequada e saudável nas escolas ajuda a formar hábitos alimentares que valorizam a cultura local. Quando os alunos consomem alimentos típicos, como açaí, peixe e farinha, a aceitação tende a ser alta, pois esses alimentos já fazem parte da rotina alimentar da região”, afirma.
Além de melhorar a qualidade nutricional das refeições, a iniciativa fortalece a cadeia produtiva e a agricultura familiar, conforme pontua Dyanara. “Esses alunos acabam se tornando agentes multiplicadores, levando para casa informações sobre os alimentos que consumiram na escola. Isso pode incentivar a demanda por produtos regionais, como o açaí e o jambu, beneficiando também a economia local.”
Desafios para a agricultura familiar
Apesar do avanço, pequenos produtores enfrentam dificuldades para acessar as políticas públicas e fornecer alimentos para a merenda escolar, em um cenário dominado por grandes empresas. A agroextrativista Daniela Araújo, de Abaetetuba, uma das principais regiões produtoras de açaí, destaca os obstáculos que os agricultores familiares enfrentam.
“Temos dificuldades para acessar as políticas públicas por falta de regularização fundiária. Os pequenos agricultores precisam de seguridade, mas isso ainda é um desafio em muitos territórios. Além disso, as mudanças climáticas estão afetando diretamente a produção, com muitas plantas não vingando devido à seca. Precisamos de um plano de emergência para apoiar a produção agrícola familiar”, explica Daniela.
Nos municípios do interior, como Abaetetuba, a produção de açaí é uma tradição enraizada, com palmeiras crescendo nos quintais e alimentos livres de agrotóxicos sendo consumidos desde a infância. Essa realidade reforça a importância de integrar esses produtos na alimentação escolar, promovendo uma alimentação mais natural e de qualidade.
Para Daniela, a inclusão dos alimentos da agricultura familiar na merenda escolar traz benefícios que vão além do apoio ao pequeno produtor. “Não se trata apenas de beneficiar os agricultores, mas também de garantir uma alimentação saudável e segura para as crianças. Os alimentos que produzimos são naturais e cultivados com cuidado. Já os produtos de fora, muitas vezes, não sabemos a procedência. Por isso, é importante que o que produzimos com carinho chegue à mesa dos alunos.”
A iniciativa de incorporar os alimentos típicos do Pará na alimentação escolar não apenas preserva a cultura alimentar da região, mas também abre um diálogo sobre a origem dos alimentos e o impacto da escolha por produtos locais, incentivando um futuro mais sustentável e saudável para as novas gerações.
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