A ExpoAmazonia Bio&Tic 2024, em Manaus, trouxe ao Centro de Convenções Studio 5 o tema “Vetores do Desenvolvimento da Amazônia”, reunindo autoridades, especialistas e líderes do setor privado para discutir empreendedorismo, bioeconomia, biotecnologia e tecnologia da informação. O evento se propõe a explorar as oportunidades de desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica para a região amazônica, fomentando o diálogo entre setores diversos pelo futuro da Amazônia.
Entre as instituições participantes, o Hospital Israelita Albert Einstein teve destaque com uma prática ambientalmente consciente: a transformação de resíduos hospitalares têxteis em produtos como capas de notebook e ecobags. A iniciativa inovadora prova o potencial de soluções de economia circular na saúde, alinhando sustentabilidade com responsabilidade social.
Quem também chamou a atenção na feira foi a Inovaction, empresa comprometida com o fomento do empreendedorismo no Amazonas, e que apresentou soluções práticas para desafios regionais. O CEO Daniel Takaki compartilhou as mais recentes iniciativas , e trouxe à tona cases de sucesso no desenvolvimento de produtos, debatendo com os presentes sobre o processo de negociação e valorização de soluções locais.
Um dos painéis da noite abordou “Como o poder público desenvolve ações inovadoras”, com a participação de Suzanne Oliveira, secretária de turismo de Novo Airão, Daniel Sacha, secretário de tecnologia e inovação de Tefé, e Celso Albuquerque, consultor da prefeitura de Boa Vista. Os convidados compartilharam suas experiências no setor público e discutiram iniciativas que, mesmo não sendo estritamente tecnológicas, geraram impactos transformadores na região.
Sacha destacou como o município de Tefé, que é um polo regional, implementa melhorias nos serviços de comunicação e na qualificação para o mercado emergente, beneficiando também cidades vizinhas, como Alvarães e Uarini.
“Tefé busca construir legado. A nossa missão na pasta é mostrar que dá para levar sim inovação, tecnologia e soluções permanentes para as cidades com boa vontade política, mudando a vida das pessoas que lá residem. Hoje nós fazemos parcerias com pessoas e empresas que discutam o nosso desenvolvimento e que assim como a gente, pense a Tefé do futuro”, afirmou o secretário.
A ExpoAmazonia Bio&Tic 2024 continua nesta terça-feira (5), com mais discussões e apresentações, prometendo reforçar o compromisso com a inovação e a sustentabilidade na Amazônia.
Deixe um comentário