Com cerca de 20 imagens assinadas pela fotógrafa Loise Maria, a exposição “Somos Raimundas” destaca a força das quebradeiras de coco babaçu do Bico do Papagaio, no norte do Tocantins. A mostra, que abre no dia 5 de novembro no hall da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), homenageia essas mulheres que há gerações mantêm a cultura do babaçu viva e são fundamentais para a preservação ambiental.
Financiada pela Lei Paulo Gustavo e com investimento de R$ 30 mil, a exposição revela a vida dessas mulheres ao longo de uma década de registros. “Essas fotos valorizam a conexão profunda das quebradeiras com a terra e com o babaçu,” conta Loise, que se inspirou na líder Dona Raimunda, figura central no movimento das quebradeiras e homenageada na mostra.
A programação de abertura contará com a presença de quebradeiras de coco, apresentações culturais, venda de produtos típicos e vídeos sobre a luta e a cultura dessas mulheres. O evento reforça o papel vital dessas trabalhadoras para a conservação ambiental e promete sensibilizar o público para a importância de apoiar e proteger seu modo de vida.
Sobre Loise Maria: Fotógrafa e assistente social, Loise Maria tem uma longa trajetória documentando comunidades indígenas, quilombolas e rurais, com destaque para seu trabalho em prol dos direitos humanos.
Deixe um comentário