Tocantins

Tocantins avança em conservação ambiental, educação e fiscalização

Com a responsabilidade de preservar e utilizar de forma sustentável os recursos naturais, o Naturatins ampliou ações e atividades em 2024

Em 2024, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) completou 35 anos com avanços significativos em gestão ambiental. Alinhado às políticas estaduais, o órgão intensificou o combate ao desmatamento ilegal e à pesca predatória, preservando biomas como Amazônia e Cerrado.
Programas como o Pró-Ariranha e o Pro PaTO focaram na conservação de espécies ameaçadas, como a ariranha, o pato-mergulhão e a arraia-maçã. Operações como a Capim-Dourado e Guardiões do Lago reforçaram a proteção de recursos naturais no Jalapão e em outras regiões do estado.

Educação e fiscalização
O Projeto Peixe+ promoveu educação ambiental nas margens dos rios Tocantins e Araguaia, conscientizando comunidades sobre a importância do equilíbrio ecológico. Já a Operação Piracema recolheu 42 mil metros de redes ilegais e apreendeu armas e pescado irregular.

Gestão ambiental eficaz
Com mais de 7 mil processos abertos em 2024, o Naturatins registrou aumento de 128% na emissão de pareceres e vistorias. A expansão de programas de monitoramento, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), também facilitou o acesso às políticas ambientais.

Redução do desmatamento
Entre julho e outubro, o estado emitiu 123 autos de infração e embargou mais de 8 mil hectares. Com esforços de monitoramento e parcerias, o Tocantins contribuiu para a redução de 30,6% no desmatamento da Amazônia e 25,7% no Cerrado.

Essas iniciativas reafirmam o compromisso do Naturatins com o desenvolvimento sustentável, harmonizando crescimento socioeconômico e preservação ambiental.

Deixe um comentário